O Vitória Futebol Clube, até à década de oitenta, apenas albergava no seu Estádio um campo relvado e um pelado para a prática do futebol, uma pista de Atletismo para a prática do mesmo e um ringue descoberto, onde se praticava basquetebol, andebol e futebol de salão, havendo desde modo uma grande necessidade de criar um recinto desportivo coberto com capacidade de suportar estas modalidades desportivas do Clube.
Foi perante esta situação que, na época de 1981/1982, com o então presidente do Vitória, Sr. Luís Neves de Sousa Nunes, e com o especial e importante contributo do Sr. Antoine Marco Velge, administrador da empresa SAPEC, foi possível erguer, no local do actual ringue, um pavilhão que viria a ser denominado com o seu nome, Pavilhão Antoine Velge.
Recentemente, o Pavilhão com capacidade para 1200 espetadores foi renovado, sendo utilizado pelos atletas de Andebol e de Futsal do Vitória, bem como para eventos realizados pelo Clube, como o Sarau Anual de Ginástica ou os jantares de aniversário.