Aikido

Inscrições | Horários


História

A Secção de Aikido do Vitoria Futebol Clube surgiu em 1977 por iniciativa do Eng.º Carmo Ferreira. Em 1982 foi aberta a classe de crianças.

O Aikido que se pratica no Vitória é um Aikido educativo, sem competição nem resistência, virado para o estudo do movimento, da respiração, do equilíbrio e da postura, visando um desenvolvimento equilibrado e harmonioso.

Nos primeiros anos as aulas forma orientadas por professores vindos de Lisboa. Mais tarde, alguns praticantes tornaram-se professores, o que aconteceu com o Dr. Pinto Marques e com o Prof. Manuel Galrinho.

Passaram já mais de mil praticantes pelas classes de Aikido Vitória. Delas saíram 21 alunos com o cinturão preto, não havendo nenhum clube no país que tenha formado tantos alunos.

As classes de aikido do Vitória tem participado em estágios e espectáculos, destacando-se a participação nos espectáculos:

“Dança do sopro” em 2001 no Centro Cultural de Belém;

No festival “Ten-Chi” em 2002 no auditório Olga Cadaval em Sintra;

Nas comemorações dos 30 anos do 25 de Abril no F órum Luísa Todi, em 2004;

Demonstrações e Estágios Internacionais.

 

A Secção de Aikido do Vitória Futebol Clube fundou a Associação de Aikido do Sul, uma das mais importantes associações do pais, que está integrada na Federação Portuguesa de Aikido.

Presentemente, a secção conta com elementos em todos os órgãos da Federação, nomeadamente na Direcção, no Conselho de Graduações bem como no Conselho Jurisdicional.

 

Páginas pertencentes a: Aikido