Classes

CLASSES MISTAS: 3 anos A/B, 4 anos A/B, 5/6 anos e 7/10 anos
Este tipo de classe privilegia o desenvolvimento das capacidades motoras condicionais e coordenativas, como o equilíbrio, a coordenação, a força, a destreza e a flexibilidade. Por outro lado estimula também o trabalho em grupo, a cooperação e muitos outros valores de âmbito social. No que diz respeito às habilidades gímnicas desenvolvem-se todos os skills básicos tendo como objectivo a futura integração e especialização nas modalidades gímnicas que dispomos.

 

+ 10 anos / ACROBÁTICA INICIAÇÃO
Nesta classe dá-se continuidade ao trabalho desenvolvido nas outras classes de ginástica mista, obviamente com um nível de aprendizagem superior, introduzindo competências especificas da Ginástica Acrobática. É essencial o desenvolvimento do trabalho em grupo, pares, trios e quadras assim como a capacidade de executar esquemas gímnicos com música.

 

RÍTMICA
A Ginástica Rítmica é baseada em movimentos de dança, aliados ao treino de capacidades motoras como o equilíbrio, a coordenação, a força, a destreza e principalmente muita flexibilidade. Em idades até aos oito anos a prática é essencialmente corporal e tem como objectivo dotar as ginastas dos skills básicos para a prática desta modalidade. A partir destas idades começa o trabalho com os vários aparelhos que caracterizam esta prática desportiva. Para além das capacidades físicas anteriormente referidas a Ginástica Rítmica desenvolve também grandes qualidades mentais, tais como a vontade, a perseverança, a concentração e a disciplina. Aprende-se assim a controlar o corpo em harmonia e em relação permanente com um aparelho.

 

MANUTENÇÃO HOMENS / SENHORAS
Nesta classe desenvolvem-se todas as capacidades motoras, como a força, a velocidade, a coordenação, a flexibilidade o equilíbrio e outras. Estas capacidades são desenvolvidas de uma forma bastante diversificada, ora de em situações localizadas ora em esquemas de dança ou mesmo com a utilização de steps, realizando esquemas em regime aeróbio.
O grande objectivo destas classes é estimular a prática desportiva e o bem estar geral, de uma forma alegre e divertida.

 

ACROBÁTICA COMPETIÇÃO
A ginástica Acrobática é provavelmente a modalidade gímnica mais completa, pois combina em si mesma as diferentes vertentes da ginástica.
A Ginástica Acrobática engloba muitos movimentos de solo da Ginástica Artística nas suas séries. Os movimentos isolados (as acrobacias em si) são basicamente compostos por mortais, muitos deles impulsionados pelos parceiros (exercícios dinâmicos) e exercícios estáticos que solicitam muito equilíbrio e força do atleta.

 

TUMBLING
O Tumbling é executado numa pista elevada que impulsiona os ginastas, proporcionando uma propulsão que pode elevá-los mais alto que uma tabela de basquetebol; sempre demonstrando velocidade, força e habilidade enquanto executam uma série de manobras acrobáticas. É uma das áreas gímnicas dos Trampolins. Consiste num conjunto de exercícios realizados com ritmo e velocidade numa pista de Tumbling de 25 metros. Estes exercícios podem ir desde a simples roda e rodada até aos saltos múltiplos (duplos e triplos mortais).

 

TRAMPOLINS
O trampolim é uma modalidade gímnica de competição que é composta por vários aparelhos. O trampolim ou cama elástica, o Duplo-mini-trampolim e o mini-trampolim. Nesta modalidade os atletas realizam diversas habilidades enquanto se encontram no ar, como se estivessem a voar. É uma modalidade que provoca uma sensação única aos praticantes. Desenvolve a capacidade de coordenar o nosso corpo no tempo e no espaço. O trampolim é ainda utilizado nos treinos dos astronautas, pois permite-lhes ter a sensação da falta de gravidade durante alguns instantes. Durante a fase aérea os atletas podem realizar exercícios que podem ir desde saltos verticais, até mortais, duplos  e triplos mortais com ou sem piruetas, combinando assim a força, a velocidade e o ritmo.

 

DANÇA JAZZ
A Dança Jazz é um estilo de dança enérgico, bastante expressivo e divertido.
A sua liberdade de movimentos permite aos bailarinos criar os seus próprios passos, ao ritmo dos mais variados estilos de música.
Ritmo e coordenação são os aspectos mais importantes, no entanto a sua prática também contribui para desenvolver a força, a resistência física, a flexibilidade e uma melhor postura. Ensina ainda a cultivar a auto disciplina e a trabalhar em equipa.
As coreografias são dançadas em grupo e em sintonia e é um estilo que está em constante evolução e mudança, com o qual podemos descobrir o prazer e a alegria de dançar.

 

TEAMGYM
Nova modalidade na qual os atletas fazem Trampolins, Solo e Tumbling em grupo.