Judo

História | Quadro de Honra | Inscrições | Horários

 

O que é e porquê o JUDO?

O JUDO foi reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional, UNESCO e outras organizações como a modalidade desportiva mais completa na formação de crianças e jovens.

O Judo começa por ser um jogo muito especial. Com um fato especial, palavras especiais, cumprimentos especiais, truques especiais. Para além de desenvolver bastante a componente motora (temos de coordenar o pés com as mãos, o tronco e a cabeça, mais difícil do que aquele exercício de fazer círculos na barriga com uma mão enquanto a outra bate no peito), o facto de ser um jogo feito com um amigo com resultados sempre improváveis, o jovem judoca vai aprender que nem a vitória, nem a derrota é algo certo. Pouco a pouco vai aprendendo que a vitória/sucesso aparece mais vezes quando estamos com atenção e quanto mais praticarmos. A analogia com a vida escolar começa a ser feita inconscientemente, assim como a gestão emocional, a autoestima e a confiança perante os desafios com que se vão deparando.

O Judo depois evolui e passa a ser uma luta. Os judocas aprendem a lutar, a lutar pelos seus objetivos. Em cada treino, em cada combate eles controlam apenas 50% das variáveis, os outros 50% dependem do outro que tudo fará para o contrariar. Ainda assim, vão aprender por experiência própria que vale a pena lutar até quando falta apenas 1 segundo para o combate acabar. As analogias continuam a sair de dentro do tapete para a vida quotidiana e a acompanhar os judocas ao longo da sua vida, independentemente da sua opção profissional.