Vitória vence Belenenses e arranca com o pé direito

Categorias: Futebol


2016.08.14 - Foto VFCvsCFB 07

Vitória vence Belenenses e arranca com o pé direito

O Vitória estreou-se da melhor maneira na edição 2016/2017 da Liga NOS, ao levar de vencida a equipa do Belenenses por dois golos sem resposta. André Claro (10’) de grande penalidade e Frederico Venâncio (49’), logo no início do segundo tempo, deram dois pontapés na malapata que, ao que parece, os azuis do Restelo traziam para os lados do Bonfim.

O treinador do Vitória, José Couceiro, iniciou a jornada inaugural da Liga NOS com seis reforços no onze inicial, influenciando, assim, todos os sectores da equipa. Foram eles; Pedro Trigueira na baliza; Vasco Fernandes e André Geraldes na linha defensiva; Nené Bonilha no meio campo e os extremos Zé Manuel e Nuno Santos no sector mais avançado. A estes, juntaram-se na equipa titular; Frederico Venâncio, Nuno Pinto, Fábio Pacheco, Costinha e André Claro que transitaram da época anterior.

O início de jogo foi auspicioso, quando logo aos 3’, Nuno Santos ganhou a linha de fundo e cruzou para a área com o acrobático Zé Manuel a não acertar em cheio na bola, gorando-se a possibilidade de inaugurar o marcador.

No entanto, os cerca de 3.500 espectadores que se deslocaram ao Bonfim, não esperaram muito para ver o primeiro golo do Vitória no campeonato. Decorriam 10’ da partida quando Rúben Pinto carregou o irrequieto Costinha na área de rigor, numa grande penalidade prontamente assinalada pelo juiz Nuno Almeida.

André Claro chamado a converter o castigo máximo, atirou Ventura para um lado e colocou a bola no outro, fazendo o um a zero para o Vitória e levando ao rubro os adeptos sadinos.

A partir desse momento assistiu-se a uma partida mais equilibrada e o intervalo chegou sem mais alterações no marcador.

No início do segundo tempo, surgiria o golo que deu mais tranquilidade aos comandados de José Couceiro. Nuno Santos apontou um canto na direita, André Claro ganha a bola ao segundo poste, Vasco Fernandes desvia de cabeça para grande intervenção do guarda-redes Ventura, no entanto a bola sobra para Zé Manuel que cruza para a zona da pequena área, onde surge Frederico Venâncio (49’) a encostar e a fazer o segundo do Vitória. Estava feito o dois a zero para os sadinos com o capitão, Frederico Venâncio, a voltar a marcar, quase dois anos depois do último golo com a camisola do Vitória.

O Belenenses, ainda, esboçou reacção mas Pedro Trigueira e a linha defensiva Vitoriana ía chegando para as encomendas. A expulsão do defesa do Belenenses, João Diogo, aos 66’ de jogo, revelou-se um duro revés para os intentos dos homens liderados pelo espanhol Julio Velásquez.

O Vitória dominou a partida até final e, ainda, dispôs de algumas boas situações para dilatar o marcador, nomeadamente, por Zé Manuel aos 85’ num remate que saiu por cima da baliza.

Triunfo justo do Vitória (2-0) com golos de André Claro e Frederico Venâncio, perante um adversário tradicionalmente difícil, que permite aos sadinos começar o campeonato com a conquista dos três pontos, algo que já não sucedia desde a época 2011/2012.

A anteceder o início da partida deste domingo, destaque, ainda, para a mais que merecida e justa homenagem ao “eterno capitão” do Vitória, Hélio Sousa, pela conquista do título de campeão europeu de Sub-17, ao serviço da selecção de Portugal.

Na segunda jornada da Liga NOS, o Vitória desloca-se ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica, num jogo agendado para o próximo domingo (21/08), pelas 20:15H.

“Sabíamos que ia ser um jogo difícil. Pelo adversário, uma equipa com qualidade, e pelo nosso passado recente, uma vez que o Vitória não ganhava há 15 jogos e não fazia golos há cinco jogos. Era necessário inverter esta situação. Penso que controlámos o jogo quase sempre. O Belenenses jogou mais na expectativa. A vitória assenta-nos bem porque fomos a equipa que mais procurou ganhar o jogo. O Belenenses não teve grandes oportunidades, penso que até tivemos mais. Este triunfo só foi possível porque em muitos momentos do jogo, o nosso público nos ajudou e galvanizou a equipa. Isso hoje aconteceu e quero agradecer-lhes por isso. Ajudem estes jovens a crescer e a ter um rendimento superior porque, assim, estaremos mais perto de alcançar os bons resultados”, José Couceiro (Treinador do Vitória FC).

2016.08.14 - Constituição Equipas VFCvsCFB_1

2016.08.14 - Foto VFCvsCFB 02O avançado André Claro apontou de grande penalidade, o primeiro golo do Vitória nesta edição da Liga NOS.

2016.08.14 - Foto VFCvsCFB 01Festa Vitoriana pelo triunfo por dois a zero perante o Belenenses.

2016.08.14 - Foto VFCvsCFB 03O extremo Zé Manuel bem tentou alvejar a baliza contrária mas desta feita ficou em branco.

2016.08.14 - Foto VFCvsCFB 04O congolês, Arnold, entrou aos 79′ e com a sua velocidade agitou o jogo.

2016.08.14 - Foto VFCvsCFB 05Na sua terceira passagem pelo Bonfim, José Couceiro volta a entrar com o pé direito e triunfa na estreia.

2016.08.14 - Foto VFCvsCFB 08Presidente do Vitória, Fernando Oliveira, presta justa homenagem ao “eterno capitão” Hélio Sousa pela conquista do Europeu de Sub-17.

2016.08.14 - Foto VFCvsCFB 06Ao intervalo, Margarida Piedade animou as bancadas do Bonfim.



Deixe o seu comentário

Necessita de ter a sua sessão ligada para poder comentar.