Atletas do Vitória FC no Campeonato Distrital Escolar de Corta-Mato

Categorias: Atletismo,Modalidades


Rita - partida

O desporto escolar realizou no Parque da Paz em Almada, o Campeonato Distrital de Corta-Mato.

Num típico e bem desenhado percurso para este tipo de prova,e com uma muito boa organização, que foi recompensada, pela presença em competição de mais de 3200 atletas-estudantes, que proporcionaram nos vários escalões etários desde infantis, iniciados, juvenis e juniores uma competição rica em beleza e emoções.

Temos no Vitória, nosso grupo de formação estudantes/atletas que depois de terem feito o apuramento regional, tiveram acesso a esta fase final distrital, onde se apura os 6 melhores classificados para competirem no Campeonato Nacional Escolar.

Este Corta-mato Escolar foi em nossa opinião uma grande jornada participativa, pois segundo a informação que tivemos foi a maior concentração de atletas que se realizou nas várias fases de apuramento pelo país fora.

Apreciando agora a participação dos nossos jovens estudantes/atletas, começamos por Rita Ribeiro, juvenil de 1º ano destacada vencedora no seu escalão e na distância de 3000m. Apesar do elevado numero de atletas participantes na sua prova, Rita com uma partida à” velocista”, colocou-se imediatamente à frente na corrida e foi aumentando a distância ao longo da corrida, terminando com cerca de 150m de avanço sobre a 2º classificada.

Nos iniciados masculinos, João Valido, ficou em 2º lugar nos 2000m no percurso, fazendo uma excelente corrida.

Também neste escalão estiveram presentes os nossos velocistas Armando Assembleia e João Patrício, mas estas distâncias são muito longas para eles ficando-se pelos 50 e 75 na classificação.

Só neste escalão correram 430 atletas.

Nas iniciadas femininas, Margarida Silva, iniciada de 1º ano conseguiu obter o 6º lugar apesar de ter feito uma má partida. Ficou logo muito tapada e com dificuldades para correr, mas foi ao longo do percurso recuperando a distância perdida inicialmente, mas com uma corrida esforçada e inteligente foi passando as suas adversárias e chegando-se aos lugares da frente.

Nos infantis femininos, Maria Inês ficou em 22º entre 200 participantes.

Nos juniores masculinos boas classificações para Alex Ban com um 5º lugar e Danrley Gusmão com 12º lugar entre 200 participantes.

Quando se pensa que nestas competições escolares o nível por vezes não é o mais competitivo,ou de grande valor técnico é um erro muito grande.

Damos por exemplo que, neste escalão de juniores o vencedor distrital é só o Campeão Nacional de Corta-mato de Juniores, e foi o melhor atleta português no Campeonato Europeu de Juniores recentemente disputado.

São Campeonatos Escolares mas estão presentes todos os melhores atletas regionais e nacionais do Atletismo Federado.

Ferreira, Rita, Lopes e Guerra

Na foto: Rita com o seu treinador Fernando Ferreira, Carlos Lopes e Paulo Guerra

 

 

 



Deixe o seu comentário

Necessita de ter a sua sessão ligada para poder comentar.