João Martinho Vice CN de Juniores e Patrícia Matias Medalha de Bronze

Categorias: Judo,Modalidades


GrupoVFC_CNJuniores2014

João Martinho sagrou-se, no passado sábado, dia 1 de Março, Vice-campeão Nacional de Juniores, no decorrer do Campeonato Nacional que se realizou no Pavilhão Municipal do Pinhal Novo.

Com um percurso quase imaculado até à final da sua categoria de menos de 81 kg João, a iniciar o seu primeiro de três anos no escalão, só foi derrotado no derradeiro combate por Nuno Saraiva, atleta de último ano e já campeão e vice-campeão nacional de seniores em 2012 e 2013.

Pódio - João Martinho CN Juniores 2014

João Martinho - Vice campeão CN Juniores 2014

 

Num pavilhão superlotado, com condições sofríveis para uma competição da dimensão de um Campeonato Nacional, o desempenho dos judocas vitorianos, grande parte ainda do escalão de Cadetes ou, os já Juniores, de primeiro ano foi muito satisfatório tendo Patrícia Matias, a incontestada Campeã Nacional de Cadetes de 2014, obtido uma excelente Medalha de Bronze na sua categoria de peso, as menos de 48 kg.

Pódio Patrícia Matias CN Juniores 2014

Patrícia Matias - Medalha Bronze CN Juniores 2014

 

De salientar ainda um quinto lugar de Ruben Correia na categoria de menos de 66 kg e um sétimo na categoria de menos de 55 kg obtido por Luís Contente.

Todos os outros lutaram com grande aplicação e querer mas, penalizados pela diferença de idades – muitas vezes bateram-se com judocas de quase 20 anos de idade tendo, apenas, 17 – e de experiência foram ficando pelo caminho embora vendendo caras as derrotas que foram averbando.

De lamentar, no decurso dos combates, as lesões de Carolien Grebe, mais grave e que a retirou imediatamente da competição e de Ruben Correia que certamente o penalizou na corrida às medalhas já que disputou o Bronze escaços minutos após se ter lesionado.

Mais dois pódios nacionais para um grupo e para uma equipa que tem muito para crescer e um potencial altíssimo para trazer para o Vitória muitos mais títulos.

Liderando toda a operação desportiva esteve Mestre Tiago Lopes, coadjuvado desta vez por Ana Cachola, que no final se mostrou bastante agradado com o desempenho dos seus jovens atletas.

Referência agridoce para a presença da campeã Ágata Swiatkiewicz que vinda da Polónia, onde actualmente estuda e treina, para competir, apesar de inscrita na prova, não o pode fazer por causa de uma arreliadora lesão de última hora. Ainda assim apoiou os seus companheiros de treino, do início ao fim do dia.

André Martins, antigo judoca internacional português com as cores do Vitória e uma referência do Judo do Clube, actualmente radicado em Inglaterra mas circunstancialmente entre nós, fez também questão de vir apoiar os actuais judocas sadinos.

Nas bancadas muitos vitorianos e setubalenses que não pararam de incentivar aqueles que lutavam, criando-lhes condições para se sentirem “em casa”, maximizando as suas actuações.

Próximo desafio para os participantes neste Campeonato Nacional será o Internacional de Portugal, a disputar entre os dias 14 e 16 deste mês de Março, no Multiusos de Coimbra.

 



Deixe o seu comentário

Necessita de ter a sua sessão ligada para poder comentar.