Entrevista com João Bagão, actual capitão de equipa nos Iniciados B

Categorias: Futebol Formação,Modalidades


João Bagão

João Bagão é um atleta que tem feito toda a sua formação desportiva no VFC.

Actualmente é o capitão de equipa nos Iniciados B. Menino focado, determinado e muito bem educado.

Estivemos à conversa para o conhecer melhor.

 

Nome: João Pedro Pereira Machado Bagão
Data de Nascimento: 14.3.2000
Naturalidade: Setúbal
Modalidade: Futebol Formação

 

João Bagão

 

Como tudo começou João? De onde veio esta “vontade de bola”?
Tudo começou desde muito cedo logo por volta dos três anos. Esta vontade toda veio de ver os outros a jogar futebol na rua e de ver futebol na televisão. A partir daí, comecei a ir para a rua jogar à bola, chutar contra os portões da minha casa e contra os muros. Com essa idade já era fã de futebol. Aos seis anos entrei para as escolinhas do VFC e aos oito anos comecei a competição.

Em que posição te sentes mais confortável no campo?
A posição em que me sinto mais confortável é médio interior, mas também posso desempenhar outras funções dentro de campo tais como lateral direito ou central.

O que significa para ti o Futebol?
O futebol para mim com o passar do tempo passou a ser uma paixão, um modo de vida, uma forma de me sentir feliz e de estar bem na vida.

Quais são os teus objectivos enquanto atleta?
Os meus objetivos atuais enquanto atleta são concluir a minha formação no VFC e tentar que reconheçam em mim qualidade para poder vir a ser profissional. Se o conseguir vir a ser, outros objetivos certamente virei a ter.

Onde estará o João daqui a 10 anos?
Daqui por dez anos certamente estarei a jogar futebol seja a que nível for, mas espero já ser jogador profissional.

Que diferenças/dificuldades sentiste quando foi feita a transição do Futebol de 7 para Futebol de 11?
Senti as dificuldades normais de quem faz a transição para o futebol onze, como o facto do campo ser maior, de existirem mais jogadores e posições mais especificas entre outros fatores. Mas quando se têm treinadores e companheiros de equipa muito bons como eu sempre tive, torna-se tudo mais fácil.

Apesar de novo, já passaste pelas mãos de vários treinadores nas camadas jovens do VFC. Tiveste também vários colegas. Achas que são os jogadores que fazem um bom treinador, ou o inverso?
Na minha opinião uma depende da outra, porque se tivermos um bom treinador nós jogadores temos mais possibilidades de vir a ter sucesso. Se nós formos bons jogadores o treinador também terá mais possibilidades de vir a ter sucesso, mas como jogador da formação considero que o treinador é nesta fase o elemento mais importante.

Qual o teu jogador favorito?
Não tenho um jogador favorito mas tenho três jogadores que especialmente admiro, Pirlo da Juventus, Gerrard do Liverpool e Lampard do Chelsea.

Qual o teu jogador favorito do VFC (Sénior)?
Atualmente o meu jogador favorito é o João Mário, devido à sua enorme qualidade, à forma como lê e pensa o jogo e também por ser muito disciplinado taticamente. Também admiro muito todos os jogadores que vieram da nossa formação porque eles conseguiram o que eu gostaria de vir um dia a conseguir.

Caso não venhas a ser jogador de futebol profissional, o que gostarias de ser?
Desportivamente, se não vier a ser jogador profissional será um desgosto enorme mas queria continuar ligado ao futebol e de preferência como treinador. No entanto e para que não restem dúvidas, os estudos são para continuar e terminar.

Na corrente época, qual foi a equipa adversária mais difícil com que te deparaste?
Já jogámos contra várias equipas com bastante qualidade e difíceis no nosso campeonato mas as principais equipas que nos fazem frente são aquelas que estão a lutar connosco pelos lugares cimeiros ( Alcochetense, Leão Altivo, Palmelense e Alcacerense ).

Já tens algum lema de vida?
O meu lema de vida é trabalho, humildade, persistência e concentração, pois com estes elementos teremos maior possibilidade de alcançar o sucesso.

Conta-me um momento marcante que tenhas tido enquanto atleta do VFC.
A conquista dos três títulos de campeão distrital (Benjamins A, Infantis A por dois anos consecutivos ) foram os meus momentos mais marcantes enquanto jogador do VFC, assim como no dia em que fiz o primeiro jogo oficial de futebol onze e como capitão.

Sei que acompanhas jogos de futebol, portanto não será descabido perguntar-te quem achas que vai ganhar o Campeonato Nacional este ano?
Como se pode observar, existem três clubes candidatos ao titulo (FC Porto, Sporting CP e SL Benfica) mas na minha opinião quem vai ser o campeão nacional será o SL Benfica devido à sua maturidade dentro de campo e à qualidade que tem vindo a desenvolver. Mesmo assim, nunca se sabe porque o futebol é imprevisível e por vezes tem uma surpresa reservada para nós.

E a Liga dos Campeões?
Na Liga dos Campeões é muito difícil prever o vencedor porque estão lá os melhores clubes do mundo na actualidade. Mesmo assim e na minha opinião, os candidatos são o Barcelona, Bayern Munique e Real Madrid.

 

Queria dedicar esta entrevista a todos os meus companheiros de equipa e jogadores da formação, que sonham um dia vir a ser jogadores profissionais de futebol.

 

 



Deixe o seu comentário

Necessita de ter a sua sessão ligada para poder comentar.