João Martinho de Ouro na Taça da Europa de Espanha!

Categorias: Judo,Modalidades


Tiago Lopes e João Martinho

“Vou para ganhar”, dizia o jovem João Martinho antes de se juntar à Selecção Nacional que competiu na etapa espanhola das Taças da Europa do escalão júnior, que se realizou na bela cidade galega de A Corunha, no passado fim-de-semana.

Esta confiança que o jovem, mas já muito experiente judoca sadino, evidenciava antes da partida foi fundamental para o excelente resultado que viria a obter, em conjunto com a sua valia técnico-táctica e a pujança física que demonstrou durante todo o torneio, ao vencer todos os seus combates por Ippon, a vantagem máxima, com uma performance impressionante para um dos mais jovens judocas em prova.

A competir na sua habitual categoria de menos de 81 kg, começou por eliminar o atleta espanhol, Guillermo Suarez, seguindo-se o finlandês Klaus Verlin para ganhar a poule e ser apurado para a meia-final.

Na meia-final eliminou o Suíço Florian Droux e marcou encontro na final com o turco Ali Cecenoglu que vinha também ele fazendo uma prova digna de registo.

O combate da final foi breve e mostrou claramente que o “vou para ganhar” era a sério porque, em cerca de 10 segundos e, claro, na primeira vez que se tocaram, João Martinho projectou o seu adversário para a vantagem máxima e para a Medalha de Ouro que é a primeira alguma vez conquistada por um judoca do Vitória numa Taça da Europa!

Ao Ouro e à entrada na história da Secção de Judo, João ainda somou Mínimos A para poder representar Portugal no Campeonato da Europa e do Mundo e a entrada no Top 10 do Ranking Mundial, na próxima revisão desta lista!

Patrícia Matias, também a competir pela Selecção Nacional de Juniores, começou por ganhar o seu primeiro combate à espanhola Marta Sierra  mas, embora competindo com a garra e o querer que a caracterizam, não conseguiu ultrapassar as duas adversárias, da Turquia e de Espanha, que se seguiram classificando-se ainda assim num honroso 9º lugar.

Judo_PatriciaMatias

 

Refira-se que Patrícia Matias é ainda do escalão de Cadetes, sub 18, no qual lidera o ranking nacional.

Tiago Lopes era um treinador feliz após mais esta etapa na evolução dos seus pupilos, ele que, enquanto atleta, tantas vezes deu alegrias semelhantes aos seus treinadores num percurso competitivo recheado de vitórias e medalhas em grandes competições. Sabe que só o trabalho sério, rigoroso e persistente garante que apareçam resultados deste calibre.

Tiago Lopes e João Martinho

 

O Vitória Futebol Clube está, por isso, próximo de conseguir mais um feito inédito, na história da sua Secção de Judo, o de conseguir apurar na mesma época desportiva, atletas de três escalões etários – Cadetes, Juniores e Seniores – para competições de Máximo Nível, Campeonatos da Europa e do Mundo: Patrícia Matias no Campeonato da Europa de Cadetes, João Martinho nos Campeonatos da Europa e do Mundo de Juniores e Ana Cachola no Campeonato do Mundo de Seniores!

 

 



Deixe o seu comentário

Necessita de ter a sua sessão ligada para poder comentar.