Olímpico Jovem Distrital com 11 subidas ao pódio

Categorias: Atletismo,Modalidades


Margarida Monteiro

Bons resultados deram 11 subidas ao pódio.

Margarida Monteiro com mínimos internacionais.

Em jornada dupla disputada neste sábado e domingo na Pista Municipal do Vale da Rosa muitas emoções, muitas dúvidas e muito sofrimento para estes jovens atletas, que durante 8 meses se prepararam para que nesta competição conseguissem a tão desejada ida ao pódio que lhes poderá proporcionar uma possível selecção distrital para competirem no já mítico OLÍMPICO JOVEM NACIONAL.

Desta vez, os nossos atletas obtiveram o recorde de 11 idas ao pódio, nesta que é a mais importante competição distrital nos escalões jovens de iniciados e juvenis.

Nunca tivemos tantos medalhados no Vitória numa só competição.

Pódios

 

Foi sem dúvida o corolário de muitos meses de trabalho com estes nossos dedicados e esforçados atletas.

É para nós um prazer ver a postura e sentir a responsabilidade com que eles competem.

Passemos à apreciação individual de cada um deles.

A liderar este grupo temos a juvenil Margarida Monteiro, a popular “Magui” como é conhecida. Participou em 3 provas e ganhou as 3, impressionante a facilidade e elegância com que corre. Nos 100m com 12,41s fez a melhor marca nacional homologada do ano, e esta marca seria mínimos para os apuramentos para disputar o FOJE (Festival Olímpico da Juventude Europeia), caso tivesse sido feita até dia 18 deste mês. Nos 100m barreiras com 15,40s ganhou com grande facilidade, fazendo também uma das melhores marcas nacionais, nos 300m pela primeira vez a tentar correr um pouco mais sério e a perder o medo da distância, fez a 2º melhor marca nacional do ano com 41,76s.

Margarida Monteiro - 100m
Na foto: Margarida Monteiro depois de ter ganho os 100m 

 

Patrícia Alminhas, no seu primeiro ano de iniciada ganhou facilmente a corrida de 80m com o tempo de 10,18s que seria a melhor marca nacional se o vento não estivesse um pouco a cima do regulamentar.

Patricia
Na foto: Patrícia a concentrar-se para a sua prova

 

Patricia - meta 80m
Na foto: Patrícia isolada para a meta nos 80m

 

João Valido, o nosso polivalente atleta correu e ganhou os 1000m de iniciados com o tempo de 2.48,88s que é também um dos melhores tempos nacionais nesta época, Valido tem talento natural para o desporto, a sua formação desportiva tem passado por várias modalidades e em todas revela qualidades acima da média, um dia, não muito distante terá que fazer uma opção qual delas irá continuar a praticar, visto começar a entrar numa idade em que já começa a haver especialização nessas mesmas modalidades.

Rita Ribeiro, juvenil, no sábado para testar a sua velocidade correu os 300m onde foi 4º, com o tempo de 44,91s.

No domingo, Rita foi uma das atletas mais ansiosas pois só “à última hora” é que ficou a saber qual das duas provas iria competir se, os 3000m ou os 800m.

Esta situação provocou entre as suas adversárias algumas dúvidas e ansiedades, porque procuravam evitar confronto com ela para tentarem uma passagem directa à selecção, correndo em prova diferente, pois dificilmente lhe ganhariam. Acabou por correr os 800m , vencendo com 2.24,05s, à partida impôs logo um ritmo forte e acabou bastante isolada da 2º classificada.

Rita - 800m
Na foto: Rita Ribeiro a partir para os 800m

 

Armando Assembleia com 3 segundos lugares em iniciados, nas provas de 80m planos com 9,62s, nos 100m barreiras com 14,58s, e 5,93 no salto em comprimento. Apesar destas provas não serem os seus pontos fortes, estas marcas são das melhores nacionais. Em nossa opinião falta nesta competição uma prova intermédia, como seriam por exemplo os 250m ou 250m barreiras. Aí sim, Armando tem as melhores marcas nacionais.

Armando - salto em comprimento
Na foto: Armando no salto que lhe deu o 2º lugar

 

Armando - 80m
Na foto: Final dos 80m com Armando em 2º lugar

 

Inês Bragança em 2º lugar no salto em comprimento com 4,71m, 4º no triplo salto com 9,71m e 4º no lançamento do peso com 9,17m, teve também uma boa participação.

Inês - salto em comprimento
Na foto: Inês Bragança na corrida para o salto em comprimento

 

Margarida Silva, iniciada, a última medalhada no grupo, ficou em 3º lugar nos 1000m com um muito bom tempo de 3.21,42s. Foi uma das revelações destes campeonatos, chegando a aproximar-se da 1º classificada, que é a Campeã Nacional de Corta-Mato Escolar.

Arriscou demasiado na última volta, e perdeu o 2º lugar já na reta final.

Margarida Silva - 1000m
Na foto: Margarida Silva com bom resultado

 

Por fim, deixamos os não medalhados.

Salomé Formosinho, nos 80m fez o tempo de 11,47s e 4º na série.

Alexandre Jones, iniciado, estreou-se em competições e mostrou boas capacidades atléticas no salto em comprimento.

As infantis, Bárbara Ferreira e Catarina Antunes apesar de estarem a competir com atletas do escalão superior não se intimidaram e obtiveram resultados muito interessantes para as suas idades.

Bárbara ficou em 3º lugar na série de 80m com o bom tempo de 11,24s.

Bárbara e Salomé - 80m
Na foto: Chegada nos 80m da Bárbara e da Salomé

 

Catarina também nos 80m com 11,27 e a ficar em 6º lugar no salto em comprimento com 4,46m.

Nas provas em que elas competiram obtiveram as melhores marcas do seu escalão nesta competição.

Por equipas, classificámo-nos em 4º lugar, com 100 pontos, entre as 21 equipas que conseguiram pontuar.

Atletismo - grupo

 

 



Deixe o seu comentário

Necessita de ter a sua sessão ligada para poder comentar.