Margarida Monteiro Campeã Nacional

Categorias: Atletismo,Modalidades


Atletismo_medalhados_home

Sete medalhas nacionais – Jornada Histórica no 32º Olímpico Jovem Nacional.

Cinco dos nossos atletas foram convocados para fazerem parte da selecção distrital de atletismo: Margarida Monteiro, Rita Ribeiro, Patrícia Alminhas, Armando Assembleia e João Valido.

Esta convocatória destinava-se ao mais importante evento nacional que reúne em competições todas as Selecções das Associações Distritais, e este ano com a novidade de ter sido acrescentada a selecção nacional do Desporto Escolar.

Esta competição foi realizada no Estádio Universitário de Lisboa, pela Federação Portuguesa de Atletismo, onde estiveram presentes as vinte e duas selecções Distritais, mais a selecção de Macau.

Atletismo_grupo
Na foto:  F. Ferreira com o nosso grupo de velocistas Armando, Margarida, Rita, Patrícia e João Patrício. São sem dúvida, um dos melhores grupos de jovens velocistas nacionais.

 

Foi, sem dúvida, uma jornada histórica quer para a Selecção Distrital, que obteve a sua melhor classificação de sempre, subindo ao pódio, como sendo a 2º melhor selecção, quer para o nosso Clube, pois nunca a nossa Escola de Atletismo tinha ganho sete medalhas numa final nacional.

Atletismo_AtletasMedalhados2
Na foto: Os nossos atletas medalhados: Armando, Patrícia, Margarida e Rita.

 

Ao longo destes últimos 8 meses, que mediaram o início de época e esta Final Nacional, temos vindo a referenciar a grande qualidade de atletas jovens, iniciados e juvenis, não só do Vitória, mas também de outros clubes da nossa região, que viriam a proporcionar este espectacular resultado final.

Houve muito trabalho e empenho, mas sobretudo um grande espírito de sacrifício e dedicação destes jovens atletas.

Trabalho desenvolvido nem sempre nas melhores condições, pois faltaram algumas condições básicas, e só a grande vontade e dedicação permitiram atingir este nível de resultados para Setúbal Distrito e Setúbal Cidade.

Com um nível competitivo tão elevado, a continuidade de alguns atletas irá ser muito difícil, mas na essência do desporto é uma situação normal, por muito que se queira segurar um atleta outros valores se levantam e se sobrepõem ao “coração”.

Analisando cada um dos nossos atletas, pouco há a dizer quando se atinge o lugar mais alto do pódio como foi o caso da Margarida Monteiro.

Atletismo_MargaridaPodio100m
Na foto: Margarida Monteiro a grande vencedora dos 100m.

 

Olhamos para trás e sentimos a realização pela obtenção de um resultado para o qual, durante os três anos que ela tem de de prática de atletismo, se traçou e planeou numa linha de trabalho nas várias áreas subjacentes às corridas de velocidade pura, como são os 100m.

Atletismo_Margarida_100m
 Na foto: Margarida a partir para o título (100m).

 

Atletismo_Margarida_meta100m
Na foto: Margarida a passar a meta e a sagrar-se Campeã Nacional do Olímpico Jovem 2014.

 

Mas o passado já passou, e outros objectivos poderão ser traçados numa continuidade de evolução desta atleta, que desde as corridas planas às de barreiras, dos 100m aos 400m tem uma aptidão natural para a obtenção de resultados que poderão ser acima da média.

Participou, no sábado, também nos 300m, onde ganhou facilmente às atletas das chamadas equipas de 1ª divisão, mas por desconhecimento do regulamento, pois normalmente as melhores atletas são colocadas a correr juntas, o que não acontece nesta competição, outra atleta do grupo “B”, fez melhor tempo que ela.

Atletismo_Margarida300m
Na foto: Margarida, ao entrar já isolada na recta final, e a ganhar os 300m.

 

Margarida unicamente correu para ganhar a série, não se esforçou no máximo, pois o seu grande objectivo seriam os 100m no domingo.

Participou ainda na estafeta de 4x100m, após uma grande corrida da sua colega no 3º percurso, que passou a equipa de 7ª cl para 4ª cl, e no último percurso, recebeu o testemunho e com uma também espectacular recuperação colocou Setúbal na 2ª posição.

Atletismo_companheirismo
Na foto: Momento de alegria e companheirismo para Margarida com a colega da estafeta de 4x100m, após os extraordinários 3º e 4º percurso que fizeram,recuperando lugares,colocando a equipa na 2ª posição final.

 

Com três idas ao pódio, Margarida foi a atleta mais medalhada da selecção de Setúbal.

Mas para além da popular “Magui”, temos mais jovens talentos e, apesar de estarmos a noticiar os resultados do atletismo, não conseguimos esquecer outros Campeões que existem nas outras modalidades de formação-competição do nosso clube.

Rita Ribeiro, juvenil, nos 800m levantou o estádio, pois a intensidade que colocou nos últimos 120m de corrida e o ataque às suas já credenciadas adversárias, algumas já internacionais neste escalão, fez com esta parte final quase parecesse uma prova de 100m.

Atletismo_Rita_GrupoOitocentistas
Na foto: Rita no grupo das oitocentistas com o número 465.

 

Atletismo_Rita_meta800m
Na foto: Rita a chegar à meta e assegurando o 3º lugar nacional, após espectacular despique na recta final.

 

Ficou a dois décimos de segundo do 1º lugar e a cinco centésimos do 2º lugar com a marca de 2.17,88s.

Esta marca é, até ao momento, a melhor nacional para atletas nascidas em 1998, nos 800m.

Foi um 3º lugar inesperado para nós, mas muito valioso e saboroso devido à grande qualidade das suas adversárias.

Atletismo_RitaPodio800m
Na foto: Pódio dos 800m, com Rita Ribeiro.

 

Muita garra, muita vontade, muita capacidade de sofrimento, mas também não é fruto de milagre, pois houve todo um planeamento para a sua evolução ao longo deste seu 1º ano de atletismo. Não é fácil entrar neste lote de atletas de meio fundo, onde os lugares têm sido quase cativos para as atletas nortenhas.

E neste fim de semana, em França-Marselha, a Campeã dos Jogos Mediterrânicos nos 800m foi uma portuguesa.

Nas iniciadas, Patrícia Alminhas também a confirmar os bons resultados obtidos durante a época, obteve na sua estreia nacional o 3º lugar na final dos 80m, com o bom tempo de 10,30s.

Patrícia numa final muito disputada, ficou mesmo em cima do 2º lugar com a diferença de 4 centésimos de segundo.

Participou depois na estafeta de 4x80m onde correu no ultimo percurso e defendeu o 2º lugar da equipa, e com o tempo de 40,50s fizeram novo recorde distrital.

Duas idas ao pódio, duas medalhas.

Atletismo_PatriciaPodio80m
Na foto: Patrícia no pódio dos 80m em 3º lugar. 

 

Armando Assembleia, iniciado, a competir numa área que não é a que mais está habituado, o salto em comprimento, “desenrascou-se” e obteve uma classificação inesperada em 4º lugar, com dois saltos de grande qualidade. Só não foi ao pódio por um centímetro, com o seu melhor salto de 6,15m.

Participou também na estafeta de 4x80m onde com o tempo de 36,75 obtiveram novo recorde distrital.

Atletismo_Armando_estafetas
Na foto: Armando a entregar o testemunho na estafeta de 4x80m, depois de ter feito grande recuperação de lugares, sendo a equipa vice-campeã nacional e com novo recorde distrital.

 

Armando, em nossa opinião foi o salvador da equipa, com um 3º percurso notável, colocou a equipa no 2º lugar. Mais uma ida ao pódio.

João Valido, iniciado, foi 5º classificado nos 1000m com o tempo de 2.47,30s.

João, aproveitando a manhã livre de domingo, e ainda a saborear o jogo que fizera no sábado, foi defrontar e “apertar” atletas que se dedicam unicamente ao atletismo. Começa a ser uma missão difícil mas a grande qualidade deste jovem atleta ainda vai permitindo estas incursões nesta modalidade.

No total, participaram 624 atletas com 832 participações em competição.

 

 



Deixe o seu comentário

Necessita de ter a sua sessão ligada para poder comentar.