25º Corta-Mato Cidade de Amora

Categorias: Atletismo,Modalidades


Geral_atletismo

A Câmara do Seixal organizou o seu 25º Corta Mato Cidade da Amora.
Um quarto de século que permitiu um crescimento não só em qualidade e quantidade de atletas, como também uma grande qualidade organizativa, que elevou esta competição a um nível de prova de selecção para escolha dos representantes nacionais que estarão presentes no próximo 21º Campeonato da Europa de Cross, a realizar no dia 14-12-2014 na Bulgária, nos escalões masculinos e femininos de júniores, sub-23 e seniores.

Foi um autêntico campeonato nacional, pois vieram centenas de atletas desde o Algarve até ao Minho.

E nós, Vitória, também não nos quisemos afastar desta grande competição, e proporcionar aos nossos jovens atletas contacto e experiência junto aos principais nomes da modalidade neste momento.

Temos um grupo mais virado para provas de pista, que são mais rápidas em terrenos planos e secos, diferente deste selectivo Corta-Mato realizado, com características muito difíceis dentro do chamado modelo britânico, subidas, descidas, lama, areia e curvas acentuadas, que provocam um grande desgaste nos atletas.

Rita Ribeiro, a nossa internacional juvenil, esta época ainda invencível nas corridas de estrada, sentiu a dificuldade deste sobe e desce e ficou-se por um 10º lugar nos 3000m, perdendo para as campeãs nacionais nas distâncias mais longas, todas elas vindo do norte do País, mas sendo a 3ª dentro das que irão ainda ficar como juvenis na próxima época.
Rita, tem seguido uma base de treino para 800m e 1500m e não tem a preparação necessária para este tipo de provas. Foi difícil, mas gostou.

Atletismo_Rita_partida
Na foto: Rita na partida

 

Margarida Silva, iniciada, também em despique com as melhores nacionais, sentiu as mesma dificuldades ao longo dos 2000m da corrida e ficou por um motivador 16º lugar.
Margarida será ainda iniciada na próxima época e ficou em 4º nas da sua idade.

Atletismo_Margarida_meta
Na foto: Margarida na subida da meta

 

Nos juniores masculinos, Danrley Gusmão a fazer a sua transição de corridas curtas para as corridas longas, ficou em 29º nos 7000m.
Acreditamos que este nosso atleta, com a mudança de treino verificada, irá evoluir bastante.

Atletismo_Danrley_meta
Na foto: Danrley próximo da meta

 

Miguel Pedro, nos infantis, foi uma das revelações deste Corta-Mato, pois nos seus 1000m de corrida, estavam os melhores nacionais do seu escalão, conseguiu um 5º lugar a dois segundos do pódio (3º) e a 10s do 1º lugar.
Competiu com atletas bem mais experientes, e todos os que ficaram à sua frente, vieram do norte, sendo o vencedor de Braga, e repetentes neste Cross.

Atletismo_Miguel_meta
Na foto: Miguel a acelerar para a meta

 

Por fim, o nosso estradista Luís Margarido, atleta sénior, a estrear-se em Corta-Mato.
Luís, nos 10km de corrida, ficou em 12º mas deixou a impressão que poderá fazer um pouco melhor, pois a correr com os possíveis 7 seleccionáveis e sem a experiência de como se deve correr em Corta-Mato, terminou os 10km de subida e descidas com uma aparente facilidade.

Atletismo_LuisMargarido_10km
Na foto: Luis Margarido na partida dos 10km

 

Resultados:
Infantis masculinos: Miguel Pedro – 5º lugar
Iniciadas femininas: Margarida Silva – 16º lugar
Juvenis femininas: Rita Ribeiro – 10º lugar
Juniores masculinos: Danrley Gusmão – 29º lugar
Seniores masculinos: Luis Margarido – 12º lugar

 



Deixe o seu comentário

Necessita de ter a sua sessão ligada para poder comentar.