Rita Ribeiro Campeã Nacional

Categorias: Atletismo,Modalidades


Atletismo - Rita e Fernanda Ribeiro

A Federação Portuguesa de Atletismo organizou os primeiros Campeonatos Nacionais de Juvenis em Pista Coberta, no Pavilhão Multiusos, em Braga.
Cerca de 500 atletas conseguiram fazer os apertados mínimos para participação, o que deu uma grande qualidade e animação a estes campeonatos.

Estivemos muito bem representados com três atletas: Rita, no meio fundo; Armando Assembleia, nas barreiras; João Patrício, na velocidade.

Foi uma experiência espectacular para estes atletas, pois ainda nunca tinham tido contacto com este tipo de provas e ambiente.

João Patrício, com a garra que lhe é reconhecida, ficou apurado na meia final para disputar a final dos 60m planos, onde viria a ficar em 4º lugar e a perder a medalha por escassos centésimos de segundo.

Atletismo_Joao_60m
Na foto: João Patrício na final dos 60m.

 

Armando Assembleia, apurado para a final dos 60m barreiras, e a ficar na quinta posição, não longe das medalhas pois realizou o excelente tempo de 8,90s, que é a sua melhor marca pessoal na distância.

Atletismo_Armando_60mBarreiras
Na foto: Armando Assembleia nos 60m Barreiras

 

Para o ano ainda serão juvenis e então terão que ir para medalhas.

Rita Ribeiro teve um sábado de prata e um domingo de ouro.
Duas idas ao pódio em Campeonato Nacional é algo de que ela nunca irá esquecer. Ser Vice Campeã nos 1500m, prova que liderou até aos ultimos 200m, só perdendo pela falta de experiência competitiva em Pista Coberta.

Nos 800m, já esteve muito atenta ao desenrolar da corrida, andando “escondida” no pelotão e, quando atacou foi fortíssima, e as suas adversárias mal conseguiram reagir, terminando isolada a sua prova.

Atletismo_Rita_800m_2
Na foto: Rita no pelotão, com as suas adversárias a tentarem que não se chegasse à frente da corrida

 

Atletismo_Rita_800m
Na foto: Rita a preparar o arranque para a meta

 

Atletismo_Rita_800m_final
Na foto: Brilhante vitória da Rita, e grande réplica das suas adversárias em luta pelo título. 

 

Atletismo_Rita800mPodio
Na foto: Rita no pódio dos 800m

 

Este título da Rita, e o seu 2º lugar nos 1500m, têm um sabor muito especial e de relevo, pois, estas distâncias do meio fundo, são normalmente ganhas pelas atletas do norte do país, pois é aí que se concentram e surgiram as grandes Campeãs Olímpicas e Mundiais do nosso atletismo e foi com muita alegria e emoção que recebeu a sua medalha das mãos da Campeã Olímpica Fernanda Ribeiro.

Atletismo_Rita_e_FernandaRibeiro_1

 



Deixe o seu comentário

Necessita de ter a sua sessão ligada para poder comentar.