Final Distrital do Corta Mato Escolar

Categorias: Atletismo,Modalidades


Geral_atletismo

Cinco atletas medalhados e Rita e Valido a ganhar

Os nossos atletas-estudantes, após serem apurados nas várias fases, também estiveram presentes nesta final que trouxe a Setúbal mais de 2500 atletas através do Desporto Escolar e com o apoio da Câmara Municipal.
Não querendo algum erro de apreciação, dizemos que nunca houve uma competição desportiva, que envolvesse e tivesse trazido tantos atletas a Setúbal como este Corta-Mato.
E aí estiveram e bem os nossos jovens à procura de um lugar que lhes permitisse serem apurados para a selecção distrital que irá disputar a fase final nacional na Guarda.

Nas infantis femininas, Inês Borba, muito prejudicada por uma falsa partida não assinalada o que fez com que saísse com algum atraso mas foi recuperando ao longo do percurso, e veio a conseguir ficar em lugar de pódio na 3ª posição.

Atletismo_Ines_cortamato
Na foto: Inês (t.shirt rosa) a partir atrasada mas determinada a recuperar

 

Nas iniciadas, trocou-se a posição da prova de pista do passado domingo e Margarida Silva foi 2ª classificada perdendo para quem ganhou. Margarida tem tido uma preparação mais orientada para provas mais curtas e rápidas de pista, e sentiu algumas dificuldades de adaptação às subidas e descidas.

Atletismo_Margarida_meta
Na foto: Margarida a passar a meta

 

Nos iniciados masculinos, João Valido ganhou com alguma facilidade mas logo seguido por Miguel Pedro, que desta vez arriscou um pouco mais e também foi 2º class. isolado.
Atletismo_Valido_e_Miguel_podio
Na foto: João Valido e Miguel Pedro no pódio

 

Alexandre Jones, a cair na partida foi 27º e João Cardoso em 123º mas partir atrasado e a não conseguir recuperar posições cimeiras.

Atletismo_Alexandre_meta
Na foto: Alexandre a chegar à meta

 

Nas juvenis femininas, Rita Ribeiro a recuperar de uma entorse, limitou-se a controlar a corrida e a ganhar, mas sempre seguida pelas suas adversárias, também elas federadas.

Atletismo_RitaRibeiro_1Lugar
Na foto: Rita Ribeiro no 1º lugar

 

E vamos tocar no ponto por vezes muito discutido, pois há quem diga que os atletas federados do atletismo não deveriam competir nestes campeonatos escolares.
Mas quando se coloca esta questão, é esquecido que estes jovens também são estudantes,e por vezes com grandes dificuldades para conciliar desporto e estudo, pois o sistema escolar pouco ou nada os ajuda e facilita nas suas carreiras.
Mas também é esquecido, que estiveram presentes atletas do futebol, andebol, natação, orientação, btt, triatlo e outras modalidades, e que os federados do atletismo não ganharam todos os escalões desta fase distrital…

 



Deixe o seu comentário

Necessita de ter a sua sessão ligada para poder comentar.