João Martinho volta com a Medalha de Bronze do Europeu de Juniores

Categorias: Judo,Modalidades


Judo_JoaoMartilho_BronzeEuropeu_home

Num dia memorável para o Judo do Vitória e para as Modalidades Desportivas do Clube, João Martinho, integrado na Selecção Nacional de Juniores que competiu no Europeu, que se realizou em Oberwart, na Áustria entre 18 e 20 deste mês de Setembro, classificou-se no 3º lugar do torneio, conquistando assim uma brilhante Medalha de Bronze na sua categoria, de menos de 81 kg.

Desde sempre no Clube, João Martinho é o primeiro judoca setubalense a inscrever o seu nome no “Livro de Honra” de um Campeonato deste nível num percurso competitivo que deixava antever, desde os escalões etários mais baixos, a sua entrada nas elites europeias e mundiais do Judo.

No torneio, prova difícil onde estiveram todos os melhores juniores europeus, João Martinho, isento na primeira ronda devido à sua condição de cabeça de série, foi derrotando os adversários que lhe calharam em sorte, até à final da sua poule onde perdeu para o moldavo Nicon Zabrosciuc num combate que até perto do final João dominava e liderava na pontuação.

Relegado, mesmo assim, para as repescagens venceu, num minuto e dezasseis segundos, o bielorusso Viktar Kliavusau e qualificou-se para o combate de atribuição das medalhas de bronze onde iria encontrar o britânico Stuart Mcwatt com quem tinha contas recentes a ajustar já que fora o inglês a derrotá-lo na final da última Taça da Europa na Polónia.

João, aliás, estava muito confiante antes deste combate decisivo considerando que “a história não se repete e que os combates são sempre diferentes” pelo que não entrou para o tapete com receio mas com a certeza que a medalha seria dele.

E foi, após uma entrada muito forte e de ter conquistado uma vantagem de wazari, a segunda mais importante num combate de Judo, tendo gerido a luta até ao fim e saltado de alegria com o sinal do cronómetro.

Judo_JoaoMartilho_BronzeEuropeu

 

Com este resultado, a sua participação no próximo Campeonato do Mundo que se realizará de 23 a 27 do próximo mês de Outubro, em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos, ficou desde já garantida para tentar melhorar o já honroso 9º lugar que ocupou no último Mundial de Miami, em 2014.

Os excelentes resultados que este extraordinário atleta vem conseguindo são, para além do seu grande talento e valor, fruto de um longo e dificílimo trabalho onde participaram muitos outros elementos importantes – judocas que com ele têm, ao longo dos anos, treinado e partilhado os tapetes, treinadores do Clube, das Selecções Nacionais e mesmo de outros clubes que connosco têm treinado e recebido o João Martinho e os nossos outros atletas, nutricionistas, psicólogos, equipas médicas – a quem o Vitória e a sua Secção de Judo querem, nesta ocasião, agradecer.

Neste agradecimento, temos que destacar o actual treinador do Vitória, Mestre Tiago Lopes, cujo fantástico trabalho vem possibilitando a quebra de todos os recordes quanto a resultados desportivos obtidos nos quais se contam, para além deste, dois títulos nacionais por equipas, inúmeras medalhas em competições internacionais, Taças da Europa e do Mundo, bem como a constituição de uma “verdadeira família” em torno do Judo vitoriano.

Temos, também e igualmente, que destacar o apoio, incentivo e o suporte constante e incondicional da família do João Martinho sem a qual não teria sido possível chegar aqui. As famílias dos judocas e de todos os atletas em geral são fundamentais para que se consigam resultados de nível no Desporto.

 

Bem hajam todos. Muito Obrigado e muitos Parabéns João Martinho!

A Secção de Judo

 

 



Deixe o seu comentário

Necessita de ter a sua sessão ligada para poder comentar.