Um hat-trick para a história

Resultados e agenda Futebol Formação
29 Outubro, 2018
Sub-23 derrotados 2-0 em Braga
30 Outubro, 2018

Um hat-trick para a história

Faz hoje precisamente 50 anos, que o Vitória Futebol Clube brindou os franceses do Olympique de Lyon com uma goleada (5-0), em partida da primeira mão da segunda eliminatória da Taça das Cidades com Feiras, disputada no Estádio do Bonfim, a que assistiram cerca de 10 mil espectadores, apesar do jogo se ter disputado numa quarta-feira à tarde e que foi dirigida pelo árbitro belga Alfred Delcourt. 

Fernando Tomé fez um hat-trick e foi o homem do jogo. Os restantes golos da formação vitoriana, orientada por Fernando Vaz, foram apontados por Carriço e Petita, este de grande penalidade. Ao intervalo o Vitória já vencia por duas bolas a zero.

Meio século depois, o homem do jogo recordou ao site do Vitória FC os momentos desse dia inesquecível. “Foi mesmo um dia glorioso, para mim e para o Vitória, porque tive a felicidade de fazer três dos cinco golos da equipa numa vitória memorável”, afirmou.

“Recordo-me que nesse jogo até poderia ter feito quatro golos, pois pedi ao Sr. Fernando Vaz para me deixar marcar a grande penalidade, mas ele preferiu que fosse o Petita a fazê-lo. Só mais tarde compreendi a sua decisão. O Petita era um avançado que fazia golos e como nesse jogo tinha sido suplente precisava de ganhar moral. Em primeiro lugar está a equipa”, sublinhou.

Após o jogo, Fernando Tomé acabaria por receber uma lição que guardou para toda a vida. “Foram as palavras do meu querido e saudoso pai que, no final do jogo, ao sentir a minha euforia, não me deixou ficar nas nuvens e fez-me baixar à terra, dizendo que o que tinha conseguido foi fruto da equipa e como tal devia estar-lhes reconhecido”, lembrou. 

Nesse dia 30 de outubro de 1968 pelo Vitória alinharam: Vital, Conceição, Carriço, Alfredo Moreira, José Maria, Wagner, Fernando Tomé, Jacinto João, Figueiredo e Arcanjo. Jogaram ainda Guerreiro e Petita.

Os comentários estão fechados.