FALECEU JOAQUIM TORRES

MARGARIDA SILVA CAMPEÃ NACIONAL UNIVERSITÁRIA
20 Maio, 2019
JOÃO VALIDO NO TORNEIO DE TOULON
23 Maio, 2019

FALECEU JOAQUIM TORRES

O VITÓRIA FC lamenta profundamente o falecimento, por motivo de doença prolongada, de Joaquim Torres, antiga glória do nosso Clube, que representou entre as épocas 1963/64 e 1975/76.

Natural da Fuzeta, no Algarve, Joaquim Torres transferiu-se para o VITÓRIA ainda júnior e defendeu as cores do nosso Clube  durante 10 temporadas, período em que foi treinado por Fernando Vaz e José Maria Pedroto.

Os bons desempenhos do guardião, que em 1971/72 esteve na equipa que levou o VITÓRIA à sua melhor classificação de sempre no campeonato (segundo lugar) e à conquista de uma Taça de Portugal, como guarda-redes suplente.

Também participou em várias campanhas do nosso Clube nas competições europeias, o que levou José Maria Pedroto, que entretanto se transferiu para o FC Porto, a contratá-lo para o clube azul e branco.

Outra época histórica em que o guarda-redes participou foi a de 1973/74, quando a equipa comandada por José Maria Pedroto, esteve 10 jogos sem perder no escalão principal (nove triunfos e um empate).

Nessa temporada, em que o VITÓRIA chegou pela segunda vez consecutiva aos quartos-de-final da Taça UEFA (depois de deixar pelo caminho adversários como a Fiorentina, Inter de Milão e Leeds United), pontificavam, para além de Joaquim Torres, nomes como os de Rebelo, Carlos Cardoso, José Mendes e Carriço, Octávio, Matine e José Mendes, Duda, José Torres e Jacinto João.

Totalista em três dezenas de jogos, dez anos após ter assumido a baliza do VITÓRIA, registou nada mais nada menos do que dezasseis jogos sem sofrer qualquer golo. Destemido e ágil, Joaquim Torres ,actuou em 136 partidas para o Campeonato Nacional.

Além do FC Porto e do VITÓRIA, Joaquim Torres representou ainda o Amora e o Nacional.Depois de colocar um ponto final na carreira de futebolista, aos 37 anos de idade, o antigo guarda-redes dedicou-se à fotografia, desempenhando funções de fotógrafo em vários órgãos de comunicação social de Setúbal.

À família enlutada o Vitória apresenta as mais sentidas condolências. Os restos mortais do antigo futebolista vão estar esta sexta-feira em câmara ardente na Capela de São Paulo, a partir das 16 horas e o funeral realiza-se no sábado pelas 11 horas. O Corpo de Joaquim Torres sairá pelas 10h15 da Capela de São Paulo em direção ao Complexo Funerário da Quinta do Conde, local onde se realizarão as cerimónias fúnebres.

Entretanto, Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), enviou ao Presidente do VITÓRIA FC, Vítor Hugo Valente, uma carta de condolências.

 

 

Os comentários estão fechados.