Secção de Esports oficializada no Vitória FC

Seleção Nacional de Andebol de Sub-19 em Setúbal
15 Julho, 2019
Protocolo “Special Ones” – Vitória FC e Centro Social de Palmela
17 Julho, 2019

Secção de Esports oficializada no Vitória FC

No passado dia 12 de Julho de 2019 pelas 18:00 horas o nosso clube recebeu diversas individualidades no Bonfim para a oficialização da abertura da secção de desportos eletrónicos, mais comumente conhecida como “Esports”.

Para melhor conhecermos esta nova modalidade e obtermos o “know-how” mais especializado, entrámos em contacto com um dos principais especialistas nacionais de desportos eletrónicos, Dr. Ramiro Teodósio, Presidente do clube de categoria “gaming” mais prestigiado e galardoado do país, o For The Win Esports. O clube FTW é bi-campeão nacional na modalidade de FIFA Pro Clubs na plataforma de PS4, competição promovida pela Federação Portuguesa de Futebol e foi laureado como organização do ano 2018 pelos Prémios Esports, entregues este ano, no teatro São Carlos, em Lisboa.

O Vitória esteve durante estas épocas num período de avaliação e verificação de viabilidade para a abertura desta secção que tem uma enorme expressão internacional e que em território português é de momento inegável a sua importância.

Assim, durante este último ano o Vitória competiu em várias competições da Federação Portuguesa de Futebol na modalidade de FIFA Pro Clubs, tendo-se sagrado campeão nacional na plataforma PC. Fizemo-nos ainda representar na 2a divisão da Liga Portuguesa de Pro Clubs na plataforma de PC e participamos com dois atletas na competição da Liga Portugal, sendo que a Liga Portuguesa de Pro Clubs é promovida pela Federação Portuguesa de Futebol. A nossa equipa de PC ainda conseguiu obter um 2º Lugar na IFVPA Europa League, equiparado à Liga Europa no mundo futebolístico e o titulo de Campeões Nacionais da Liga FPC Portugal, organizada pela FIFA Pro Clubs Portugal. Conseguiram ainda ter 8 atletas convocados para representar a Seleção Portuguesa de PC! O nosso bem haja a ambas as equipas que nos representaram ao mais alto nível ao longo deste ano, alcançando feitos inéditos e que no futuro certamente trarão mais alegrias a todos os Vitorianos.

No Bonfim estiveram presentes para a oficialização da abertura de secção o Sr. Vice-Presidente do Vitória Paulo Gomes, o Sr. Sérgio Casal,  o Sr. Dr. Ramiro Teodósio Presidente do For The Win Esports Club, e Pedro Farinha.

Foi ainda anunciada a mais recente contratação desta secção, para a modalidade de FIFA 1vs1 o José “Sensationzzzz” Diogo, que nos representou na eLiga Portugal, conseguindo um 3/4º Lugar, junto do Tiago “Tiago10VFC” Araújo, e no Club Masters da FPF Esports, onde conseguiu a passagem para os Playoffs. Ainda sagrou-se campeão do OMEN University Challenger 2019.

O Diretor Técnico desta modalidade, atendendo à sua vasta experiência em desportos eletrónicos será o Sr. Pedro Farinha, residente na cidade de Setúbal e Vitoriano de coração.

O Sr. Dr. Ramiro Teodósio expressou as seguintes palavras: “Foi com muita satisfação que recebi o contacto do Vitória, o qual demonstrou grande humildade, empenho e interesse em obter todo o conhecimento possível desta modalidade com grande visão de futuro. Os desportos eletrónicos são uma modalidade tecnológica e movimentam milhões de euros em todo o mundo, mas acima de tudo, têm características excepcionais, visto que, promovem à integração e participação de todos, pois que, seja gordo ou magro, jovem ou adulto, homem ou mulher, ninguém é excluído pelas suas características, permitindo ainda, um cruzar de gerações, de criar mais laços entre amigos e familiares, dando assim oportunidades únicas de vivências entre pais e filhos. Um dos motes da FTW é a “vivência saudável dos videojogos”, tendo sido uma linha de orientação que transmiti de forma reiterada ao Vitória dentro do plano sugerido de execução a 3 anos. O Vitória tem diversas valências positivas onde pode integrar o desporto tradicional com o desporto electrónico trazendo mais e melhor a todos os Sadinos e Vitorianos, seja em iniciativas “online” ou “offline”. Quanto ao Sr. Pedro Farinha, que foi staff do clube FTW até ao final do ano de 2018, atendendo aos mais de 3 anos de formação e experiência que recebeu, a ser um fã incontornável do Vitória e a grande paixão que demonstra pelo seu clube e pela sua terra, tenho total confiança nas suas capacidades, esforço e dedicação para elevar ao mais alto nível esta secção do Vitória e com a devida independência. De louvar ainda as atuais equipas de FIFA Pro Clubs PS4 e PC que tanto esforço e dedicação depositaram na representação do Vitória ao longo deste ano e pelos feitos alcançados. Cabe-me ainda desejar as melhores das sortes à nova contratação por mim sugerida, o José “Sensationzzz” Diogo, na modalidade FIFA 1vs1, também ele, residente na cidade de Setúbal e Vitoriano de coração. Um dos principais objectivos da abertura desta secção do Vitória era e é colocar os “filhos da terra” no clube e todos os Vitorianos, que têm amor à camisola, que sabem viver o espírito Vitoriano e que com esta iniciativa mais venham a fazer parte e a representar o Vitória como ele merece. Por último agradecer ao Sr. António Carlos, mentor de toda esta operação, ao Sr. Mário Faria e ao Sr. Presidente Dr. Vitor Hugo Valente .”

O Sr. Pedro Farinha expressou as seguintes palavras: “Foi com bastante alegria que recebi o contacto do Vitória Futebol Clube, por via do Sr. António Carlos e Sr. Mário Faria, que desde sempre se mostraram interessados em ouvir, perceber e fazer tudo da melhor forma, estando decididos que queriam ingressar neste mundo dos Esports, via Vitória Futebol Clube, mas da melhor forma possível. Felizmente conseguimos ter uma partilha de Know-How de um clube tão bom e profissional como a For The Win Esports o que facilitou o nosso trabalho e irá encaminhar-nos, de forma célere, para o caminho certo do mesmo. Tenho ainda mais prazer de podermos trabalhar com o Sr. Dr. Ramiro Teodósio, não só um antigo mentor meu, mas que sem dúvida é uma mais valia e uma das razões vitais do projeto existir e seguir com tamanha rapidez e boa forma. Sentimos que o Vitória Futebol Clube dispõe da estrutura correta para o bom desempenho desta modalidade e sentimos que temos o que é necessário para fazer crescer esta mesma modalidade. Sendo Vitoriano desde pequeno nada mais procuro que o bem-estar e sucesso do meu clube e é com essa mesma ideologia que me encontro neste projeto. Tenho também de parabenizar ambas as equipas de Pro Clubs, PC e PS4, sendo os responsáveis, respetivamente, Daniel “dluso” Luso e Pedro “pep” Silva, pelo ótimo trabalho que têm vindo a desenvolver e seguindo as nossas linhas de orientação. Esperamos continuar a trabalhar juntos com essa mesma mentalidade e que possamos crescer ainda mais! De sorriso na cara, aproveito para dar as boas vindas ao nosso novo atleta de 1vs1, José “Sensationzzz” Diogo, sendo o mesmo um Setubalense e simpatizante do Vitória Futebol Clube, indo de encontro a uma das nossas ideologias principais: Unir a cidade ao clube!
É um projeto que visa o futuro e o seu crescimento a longo prazo, focado no Vitória Futebol Clube e a cidade de Setúbal, mas que estamos certos que tem de tudo para singrar!
Por fim não podia deixar de agradecer ao Sr. António Carlos, Sr. Mário Faria e a toda a direção Vitoriana pelo voto de confiança. O Vitória não é grande. É enorme!”

O Atleta José “Sensationzzz” Diogo deixou as seguintes palavras: “É com orgulho e bastante trabalho que me torno no primeiro jogador de 1v1 do Vitória Futebol Clube, que é o clube da terra em que nasci. Este é o meu primeiro ano de FIFA competitivo e culminou com a conquista do OMEN University Challenger 2019, o que espero puder repetir mais vezes! Gostava de agradecer ao Sr. Pedro Farinha e ao Sr. Dr. Ramiro Teodósio por me terem escolhido e pelo trabalho que têm feito para elevar o nome do Vitória Futebol Clube. Aproveitar para agradecer, também, aos meus amigos e familiares que me apoiaram em todos os torneios que participei este ano. Agora é trabalhar mais e mais para que no próximo ano consiga conquistar troféus e elevar o nome do Vitória Futebol Clube ao patamar em que este merece estar, juntamente com os meus colegas.”

O Capitão da equipa de Pro Clubs PC, Daniel “dluso” Luso deixou as seguintes palavras: “Vejo esta oficialização de modalidade Esports com o kow-how e auxílio do clube For The Win Esports um grande passo para os Esports, dentro e fora do Vitória Futebol Clube. Apesar de já ter existido uma vertente Esports não oficial dentro do Vitória Futebol Clube nos últimos 2 anos, acompanhada por mim e pelo meu colega Pedro Silva, de PS4, foi algo que nunca chegou a ganhar raízes e a ser um projeto autónomo e sólido como agora. Penso que, como é lógico, o Vitória Futebol Clube e a modalidade Esports do mesmo só tem a ganhar com a partilha de Know-How da For The Win Esports, não só pelos seus anos de existência, experiência nesta área mas também por toda a envolvência e influência que têm tido ao longo dos anos, no crescimento desta área em Portugal. Espero que com esta oficialização de modalidade e cooperação, os Esports desta enorme instituição, que é o Vitória Futebol Clube, consigam se tornar cada vez mais uma referência, não só não FIFA onde já o começam a ser, mas também noutros jogos e que consigam oferecer melhores e melhores condições para as suas equipas e atletas, para a sua evolução manter-se contínua e acentuada para que possamos ser sempre os melhores. Como responsável da equipa de Pro Clubs de PC só posso dizer que temos representado o Vitória Futebol Clube como achamos que deve ser feito: Com muita honra e orgulho! E é com esse orgulho que digo e afirmo que o nome do Vitória Futebol Clube já está marcado na FPF Esports como os Campeões do Campeonato Nacional de PC e que se encontra a Top3 Mundial de Pro Clubs de PC desde o início desta época desportiva 2019, sendo o nome Vitória FC Esports bastante conhecido no mundo do Pro Clubs, até pela chegada à final da iFVPA Europa League. É com estas palavras que desejo o melhor para esta modalidade e acima de tudo para o Vitória Futebol Clube!”

O Capitão da equipa de Pro Clubs PS4, Pedro “pep” Silva deixou as seguintes palavras: “Acredito que esta oficialização de modalidade mostra a importância que o Vitória Futebol Clube atribui ao desenvolvimento da vertente Esports, tanto dentro como fora do clube, sendo algo que irá ajudar o panorama nacional a crescer. A partilha de Know-How com a For The Win Esports é sem dúvida uma mais valia que irá ajudar-nos a dar um passo em frente muito importante tendo em conta a quantidade de experiência, mentalidade vencedora e conhecimento de Esports que a mesma traz para que possamos continuar a dignificar o nome do Vitória Futebol Clube nas competições em que participamos. Enquanto capitão da equipa de Pro Clubs de PS4 temos tido um projeto tranquilo nas competições da FPF Esports, tendo tido dois anos seguidos perto dos lugares cimeiros da 2º Divisão. Já nas Taças Domésticas acabamos por ter um percurso um pouco algo desapontante, ficando longe das fases mais adiantadas de ambas as provas. Sabemos perfeitamente que é necessário gatinhar antes de andar e andar antes de correr, por isso e como tem sido um apanágio, cada ano temos o desejo e ambição de fazer melhor que no anterior. Continuaremos a envergar as cores do Vitória Futebol Clube com orgulho e honra e com o objetivo claro de colocar o Vitória Futebol Clube onde merece!”

#JuntosPeloVitória #SomosVitória #SerVitória #VFC #VFCeSports

Os comentários estão fechados.