É com ambição que o Vitória FC se prepara para o encontro da 29.ª jornada da Liga NOS, diante do Vitória SC, agendado para a próxima terça-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. Este domingo, na antevisão da partida, o treinador Julio Velázquez transmitiu otimismo, confiança e uma vontade enorme de dar seguimento ao trabalho que tem vindo a ser feito rumo ao objetivo da manutenção.
“Eu sou muito positivo! A equipa tem muita vontade de fazer as coisas bem até ao final da época. Os jogadores trabalham muito bem, há um grupo muito unido, um clube muito unido, temos a ajuda dos nossos adeptos, e, tendo em conta a nossa realidade, o orçamento, etc, estamos numa situação muito normal na tabela para as possibilidades estruturais que temos. Claro que todos queremos ganhar, mas nesta fase é muito difícil. Se analisarmos os jogos depois da paragem forçada, tivemos bons desempenhos”, começou por dizer o técnico, em conferência de imprensa, antes de detalhar.
“O jogo com o Boavista, por exemplo, foi o melhor da época. Não fizemos golo, que é o mais importante no futebol, é verdade, mas estivemos muito bem. Com o Rio Ave fizemos o mais difícil, que era marcar, e depois surgiu o penálti e não é fácil jogar tanto tempo com um jogador a menos. No entanto, a equipa sempre deu a cara e podíamos mesmo ter empatado no último minuto do jogo. No primeiro jogo depois do isolamento, fomos à Madeira conquistar um ponto frente ao Marítimo num contexto muito complicado. Diante do Santa Clara estávamos na disposição de conquistar os três pontos, mas no final empatámos. Enfim, há muitos fatores que me deixam muito positivo. Temos de ser auto-críticos e corrigir alguns erros de concentração que nos estão a prejudicar muito. Gosto de ser positivo, mas também de ser coerente e racional. Se visse uma equipa diferente da que vejo, dizia-o. Mas vejo uma equipa com muita vontade, muito trabalho e muito compromisso, e vejo uns adeptos que querem ajudar – e aproveito para lhes agradecer a sua ajuda e o seu respeito na rua e nas bancadas, ao colocarem tarjas de incentivo.”
Relativamente a este próximo desafio, Julio Velázquez espera “muitas dificuldades” frente a um “adversário forte”, mas garante que os sadinos estão preparados para fazer um bom jogo e “procurar vencer” na cidade Berço.
“Têm uma grande equipa, um plantel com muitas soluções e, sem dúvida, têm de lutar por posições europeias, não só pela história, mas também pelo orçamento e pela qualidade dos jogadores. Imagino que tenham a pressão de não poder ficar a uma distância muito longa do Famalicão e do Rio Ave, mas lutam por posições europeias e nós pela manutenção. São duas equipas que procuram olhar sempre a baliza do adversário e ter um jogo positivo, cada uma com as suas possibilidades. Tem muitos pontos fortes, mas também tem pontos fracos. Vamos tentar que se evidenciem mais os fracos dos que os fortes. Temos de manter a nossa filosofia de jogo e fazer tudo para tentar ganhar”, explicou.
Para esta partida, Makaridze e Zequinha são os grandes ausentes, uma vez que cumprem castigo. Esta segunda-feira, pelas 10h00, o Vitória FC realiza o último treino antes do jogo e tem a partida para o norte do país marcada para as 15h00.