EVOLUÇÃO DO EMBLEMA

Segundo o artigo 6 do capítulo II dos estatutos do Clube, o Vitória Futebol Clube tem como emblema, uma roda de bicicleta sobre a qual assenta um escudo verde e branco, contendo ao centro uma bola atravessada por uma faixa com as letras V.F.C.. Este conjunto figurará dentro de uma circunferência, encimada por um castelo. O símbolo terá ainda a ladeá-lo à direita uma palma e à esquerda uma faixa com os dizeres “Setúbal, 20-11-1910”. No entanto, o emblema do Vitória não foi sempre assim e é dessa evolução que vamos falar.
EVOLUÇÃO DO EMBLEMA AO LONGO DOS ANOS
Como sabe a primeira designação do clube não era Vitória Futebol Clube, pelo que muito dificilmente o emblema poderia ser o mesmo. O clube, teve como primeira designação “Sport Vitória” e as cores do primeiro equipamento eram o branco e o vermelho. Por esse motivo, o emblema teria que acompanhar as características do Vitória de então. Pensa-se que o emblema do Sport Vitória, seria praticamente igual ao primeiro do Vitória Futebol Clube, mas tendo como diferenças a cor vermelha no escudo e a inscrição na faixa ser “Sport Vitória”.


No entanto, na primeira Assembleia Geral, surge a mudança do nome do clube e a alteração ao emblema. Tal emblema, contava apenas com uma versão mais simples do escudo do emblema actual. Neste primeiro emblema, o escudo era constituído pela faixa que atravessava o mesmo na diagonal com as letras V.F.C. e possuía agora a cor verde.


Em meados da década de 1910, Joaquim Venâncio o sócio fundador do Vitória, deu como oferta, um emblema que viria a ser o símbolo do clube até ao final da primeira década de vida do Vitória. Em relação ao anterior emblema são promovidas duas alterações na sua configuração. A primeira alteração, é que no centro do escudo passaria agora a incluir uma bola de futebol. Posteriormente, é efectuada uma segunda alteração no escudo pintando o mesmo com uma metade verde e outra branca.


Por volta de 1920, surge o emblema actual. Esta alteração deveu-se à evolução e afirmação do Clube no desporto nacional. Ao anterior emblema seria incluída uma roda de bicicleta, simbolizando o prestígio que o ciclismo do Vitória já possuía. Por cima, três castelos simbolizando a região de Setúbal, com os castelos e fortalezas de Sesimbra, Palmela e Setúbal. À direita é colocada uma palma e à esquerda, uma faixa com a inscrição de Setúbal e da data de fundação do Clube.


Sabemos que os setubalenses têm bastante orgulho nas suas origens e raízes, mas ainda assim, digam lá se encontram um emblema mais bonito do que o do Vitória?
P