Já passaram 14 anos da data em que um dos maiores símbolos do Vitória Futebol Clube nos deixou. Jacinto João, o eterno JJ como ficou conhecido no mundo do futebol, foi uma das figuras ímpares do desporto nacional.
O mago da perna torta, como um dia alguém lhe chamou, espalhou a fragrância do perfume do seu futebol por diversos estádios da Europa e do Mundo. O antigo internacional português, que se notabilizou ao serviço do Vitória, morreu aos 60 anos, vítima de ataque cardíaco e deixou o futebol mais pobre.
Jacinto João nasceu a 25 de Janeiro em Angola e ficará para sempre ligado à história do Vitória Futebol Clube, onde jogou de 1965 a 1979. Representou a selecção nacional por 10 vezes, entre Outubro de 1968 e Abril de 1974, tendo apontado dois golos com a camisola de Portugal.
Em 1975, depois da Revolução, decidiu mudar e teve uma breve passagem pelo Brasil, onde jogou na Portuguesa dos Desportos. Mas quando regressou a Portugal voltou para o seu Vitória, onde terminou a carreira, deixando enorme saudade, dentro e fora dos relvados.