OCEANA ZARCO 11 ANOS DE SAUDADE

VITÓRIA NO “AQUI PORTUGAL”
11 Janeiro, 2019
VITÓRIA VENCE 24-22 MARIENSES
12 Janeiro, 2019

OCEANA ZARCO 11 ANOS DE SAUDADE

Faz hoje 11 anos que os vitorianos se despediram de Oceana Zarco, a primeira mulher ciclista federada em Portugal. Oceana Rosa de Sousa Zarco nasceu em Setúbal, a 12 de abril de 1911 e faleceu na cidade que a viu nascer a 11 de janeiro de 2008.

Terá sido o seu padrasto, João Duarte, o grande impulsionador da sua carreira. Era dono de uma loja de bicicletas na Avenida Luísa Todi, e ensinou-a a pedalar ainda criança.

Aos sete anos, Oceana já se deslocava para a escola de bicicleta, o que era muito invulgar naquela época. Com apenas 10 anos de idade, integrou a equipa de ciclismo do Vitória Futebol Clube, o único emblema que representou em toda a sua carreira desportiva.

Iniciou o seu percurso profissional em 1925, com apenas 14 anos, treinada por Arthur John e ao lado dos seus colegas masculinos, envergando o mesmo equipamento (calções e camisola de manga curta), corria numa bicicleta, igualmente, masculina.

Entre 1925 e 1929 conquistou a III Volta a Lisboa e a I Volta ao Porto, ambas em 1926, e a I Volta a Setúbal, em 1929, na qual participaram ainda somente três atletas femininas. Porém, foi forçada a abandonar o ciclismo nesse mesmo ano de 1929.

Encerrado o seu ciclo desportivo, Oceana Zarco optou pela enfermagem, profissão que haveria de exercer ao longo de aproximadamente 30 anos e que abraçou com um grau de entusiasmo e rigor em tudo comparável ao ciclismo.

A 9 de Março de 1991, foi homenageada pelo Movimento Democrático de Mulheres. A 8 de Abril de 2005, coube à Câmara Municipal de Setúbal, à Associação de Ciclismo do distrito de Setúbal e à Federação Portuguesa de Ciclismo prestar-lhe o devido tributo, a que se juntou também o reconhecimento por parte do Vitória Futebol Clube.

Os comentários estão fechados.