É sabido que as décadas de 1960 e 1970 foram épocas de ouro para o Vitória Futebol Clube, principalmente no que toca ao futebol.
Foi nesse período que o Vitória espalhou o perfume do seu futebol pelos principais estádios europeus, batendo o pé a alguns clubes de nomeada que, ainda hoje, dão cartas no futebol mundial.
Curiosamente, o mês de outubro foi aquele em que o Vitória alcançou o maior número de triunfos (7) nas competições europeias, senão vejamos:
No dia 5 de outubro de 1967, o Vitória recebeu e venceu, a equipa norueguesa do Fredirkstad por 2-1 em jogo da segunda mão da primeira eliminatória da Taça das Taças.
No ano seguinte, respectivamente nos dias 9 e 30 de outubro, o Vitória venceu em Belfast (Irlanda) a equipa do Linfield por 1-3 e os franceses do Lyon por 5-0, com um hatt-trick de Fernando Tomé, desta feita em jogos, respectivamente, da primeira e segunda eliminatórias da Taça UEFA.
No primeiro dia de outubro de 1969, o Vitória vencia na Roménia o Rapid Bucarest por 4-1, em partida da segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA.
Um ano depois, em 21 de outubro de 1970, tem partida a contar para a segunda eliminatória da Taça UEFA, o Vitória batia por 2-0, o Hadjuk Split da antiga Jugoslávia.
No mesmo dia, mas um ano depois, em 1971, o Vitória empatava a zero em Moscovo com o Spartak. Na segunda mão, realizada a 4 de Novembro no Estádio do Bonfim, o Vitória venceu por 4-0, num encontro que teve casa cheia e a particularidade de ter sido esta a primeira vez que foi içada no nosso país a bandeira da ex-União Soviética.
Ainda no mês de outubro, mas no dia 25 de 1972, o Vitória obteve mais um triunfo nas competições europeias, desta feita frente aos italianos da Fiorentina com um golo do brasileiro Duda.
A 16 de outubro de 1973, outro brasileiro, Vicente, ficava na história do clube por ter sido o autor do golo do triunfo sobre os belgas do Racing White, no encontro da segunda eliminatória da Taça UEFA.
Finalmente, a 2 de outubro, de 1974, o Vitória averbava a única derrota em jogos disputados no mês de outubro para as competições europeias, nas décadas de 1960 e 1970, desta feita frente aos espanhóis do Saragoça por 4-0 em Espanha.