Comunicado – Mesa da AG

10 Novembro, 2022

Comunicado – Mesa da AG

Caras e Caros Associados,
Na Assembleia Geral da passada noite foram aprovados, por esmagadora maioria dos sócios presentes, o relatório de gestão e contas do exercício de 2021 e os correspondentes relatório e parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar, bem como o orçamento de receitas e despesas, elaborado pela Direcção, para o ano de 2023.
Num ambiente de grande união entre a família Vitoriana, foram ainda aprovadas importantes alterações aos estatutos do VFC, designadamente as que passam a exigir que os sócios que se pretendam candidatar aos órgãos sociais precisem de deter essa qualidade há, pelo menos, 3 (três) anos (para candidaturas a quaisquer órgãos sociais) e 8 (oito) anos (para os sócios que se candidatem a Presidente da Mesa da Assembleia Geral, da Direcção, do Conselho Fiscal e Disciplinar e do Conselho Vitoriano. Já o direito a votar nas assembleias gerais passa a estar apenas conferido a sócios que o sejam há mais de 1 (um) ano.
Estas alterações estatutárias representam o concretizar de uma antiga vontade da larga maioria dos Sócios que, por uma maioria superior a três quartos (como exigido pelos Estatutos) deram corpo à tão desejada pretensão de impor um historial clubístico adequado às funções, poderes e direitos de quem pretenda fazer parte dos Órgãos Sociais.
Por outro lado, estas alterações deixam o Clube mais protegido nos próximos processos eleitorais e permitem assegurar processos mais democráticos, plenos da cultura Vitoriana e com Enorme espírito clubístico.
Foi ainda aprovada a criação de uma nova categoria de sócio – Sócio Atleta – de modo a responder à exigência de todos os atletas do clube terem de possuir a qualidade de sócio.
No final da sessão, concluindo o ponto 3 da ordem de trabalhos, foram ainda aprovadas algumas alterações que visam uma melhor operacionalidade e rigor orçamental das diversas modalidades do VFC.
Nos dias que se seguem, ficará disponível no site do VFC a acta da AG e a nova versão dos Estatutos e será aberto um fórum de discussão que permitirá debater uma futura alteração estatutária, mais abrangente, para o que será partilhado com os associados o trabalho árduo e extremamente complexo que tem vindo a ser desenvolvido pelos actuais órgãos sociais, com o contributo de diversos associados, rogando o envolvimento de todos os Sócios neste processo.

Saudações Vitorianas!

David Mestre Leonardo